Comunicação: 7 dicas para gerar bons relacionamentos no trabalho

Atualizado: 19 de Mar de 2019


Saber como cultivar relações agradáveis com diferentes perfis de pessoas pode ser um grande diferencial para o crescimento da sua empresa. Visando compor uma equipe motivada a fim de dialogar para despertar o que há de melhor em cada um, é o que gera maior envolvimento, proporcionando maior sensação de segurança no ambiente de trabalho.


Atualmente é comum ouvirmos nos grupos de amigos comentários a respeito do relacionamento com o seu superior, até mesmo com os demais que fazem parte da sua equipe. Contudo, isso é um dos principais pontos que os mantem motivados para desempenhar boas tarefas.


Pensando nisso, resolvemos contribuir para o seu dia a dia, listando algumas dicas para a criação de um ambiente harmonioso, a fim de proporcionar maior estabilidade e sucesso para a sua empresa.


1. Tenha empatia:

Sim, essa palavra pode mudar todas as áreas da sua vida, inclusive a profissional. Portanto é extremamente importante que você avalie todas as possibilidades, todos os lados da situação antes de tomar qualquer decisão, julgar ou apontar defeitos. Seja a pessoa que gostaria que fossem com você.


2. Seja sempre você:

Em hipótese alguma se anule para tentar ser mais legal ou até mesmo para impor respeito. Opte por cultivar isso aos poucos, através de pequenos gestos que farão total diferença para a sua imagem.


3. Saiba fazer críticas construtivas:

Esperamos sempre ser tratado com honestidade e transparência, logo as pessoas que convivem diariamente com você também. Então seja claro para elogiar e relatar pontos que possam ser melhorados.


4. Tenha atitudes positivas:

Não existe nada mais desagradável do que conviver com pessoas negativas e que só reclamam, então jamais seja uma. Busque sempre enxergar o lado bom e para qualquer problema encontrado, pare e reflita antes de sair falando, pois lembre-se que tudo na vida há uma solução.


5. Valorize a comunicação:

Saiba ouvir independentemente da situação e construa o habito de realizar pequenas reuniões mensais para coletar sugestões e até mesmo desabafos. Essa pratica irá fazer uma enorme diferença para o seu negócio, pois sempre teremos algo a dizer. Logo criar uma oportunidade para todos se comunicarem com um objetivo irá contribuir para entusiasmo da equipe.


6. Ofereça ajuda:

Você pode ser muito mais útil do que imagina! Que tal mostrar isso aos que estão próximos? Se prontifique e permita que as pessoas cheguem até você para tirar qualquer tipo de dúvida. Permita a troca de experiências.


7. Comemore:

Para finalizar com chave de ouro, a última dica é aprender comemorar cada conquista, por menor que seja. Crie o habito de tornar pequenas ações do seu dia motivo para comemorações, como por exemplo uma venda que foi realizada, uma conquista pessoal do colaborador ou aniversariantes do mês. Isso estimulará os funcionários a buscarem sempre melhores resultados.

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