MonitorPharma: Fluxo de caixa para farmácia de manipulação

Como você controla o dinheiro que entra e sai da sua farmácia de manipulação?


Saiba que entender e controlar é uma das principais tarefas para uma boa gestão. Pensando nisso nós da equipe Infomerc preparamos para você algumas dicas para facilitar a administração do seu fluxo de caixa.


Preparados? Então anote todas as dicas!


A verdade é que para obter bons resultados só as planilhas não são suficientes, quando se trata de um negócio tudo deve ser minuciosamente analisado e controlado, ainda mais em uma farmácia de manipulação. Nós sabemos as inúmeras compras que são realizadas ao longo do mês e do giro recorrente das vendas, sendo assim, as nossas dicas são:


Entenda a importância

Costumamos brincar com os nossos clientes que ser farmacêutico é desbravador, mas ser farmacêutico e empreendedor com certeza é a verdadeira formula para o sucesso.


Logo, para executar corretamente todas as tarefas é necessário entender todas as áreas existentes, desde a criação de formulas poderosíssimas até o marketing e a gestão financeira. Mas calma! Estamos aqui para ajudar você e otimizar o seu tempo trazendo facilidades para a sua rotina.

Entender a importância de um fluxo de caixa já é um grande passo, é através dele que você pode criar:


  • Planejamentos mensais e anuais;

  • Estratégias para diversas áreas da farmácia;

  • É possível avaliar se o recebimento por vendas será suficiente para cobrir gatos assumidos e os imprevistos;

  • Verificar a possibilidade de descontos e promoções.


Acompanhe mais

O que sai e o que entra também precisa ser observado independente da sua necessidade e quantidade. Comece a se questionar em relação as suas compras a fim de traçar estratégias inexistente no mercado.


Você deve estar se perguntando por onde começar e a resposta é bem simples, listamos algumas questões para serem levadas em consideração:


  • O valor da matéria prima oscila muito?

  • Na última compra ocorreu desperdício?

  • O valor investido teve retorno?

  • Você recebeu bonificação?

  • Quais são os gastos fixos?

  • Qual a média de gastos emergenciais de cada mês?

  • Comparado ao mês/ano anterior, como estou? E comparado ao mercado?


Tenha prioridades

Todos os seus custos devem ser prioritários de acordo com as datas de recebimento, um caixa em dia funciona da seguinte forma:


Primeiramente, calcule o prazo médio de recebimento e ordene os pagamentos de todos os custos julgado fixos, sendo eles água, luz, aluguel, funcionários e outros. Somente após visualizar o término desse cálculo ajuste as demais compras e o prazo médio de cada uma delas, incluindo as compras de matéria prima, imprevistos, ajustes de salários e as promoções.


É importante saber que tudo em gestão tem uma ligação, nesse item você pode observar que as prioridades estão extremantes ligadas aos planejamentos, ou seja, se uma parte não está alinhada com a outra é por que já passou da hora de sentar e colocar tudo em ordem.


Saiba ajustar os gastos

Seguindo as dicas acima você já pode contar com uma base financeira elevada e com uma visão real em relação ao seu negócio. Porém, como todas as áreas da vida humana passam por altos e baixos, com o caixa da sua farmácia não é diferente e você como um bom gestor deve saber equilibrar sem ficar no vermelho.


É importante identificar a possível queda se baseando em relatórios anteriores para facilitar o planejamento estratégico e acompanhar de perto o que está ocorrendo no ano atual.


Tenha uma ferramenta para gestão

Nenhum departamento é 100% eficaz sem as suas ferramentas de trabalho.


É importante lembrar que o mercado magistral conta com diversos softwares tecnológicos, cada um com a sua especialidade e feitos para completar e não substituir. Tenha um tempo para identificar quais são mais compatíveis com a sua rotina e não tenha medo de investir.


Saiba diferenciar gastos x investimentos

Por último e não menos importante, o grande x da questão é como investir com a certeza de que vai se obter lucro?


É fácil! Conforme é realizado o acompanhado ideal do fluxo de caixa da sua farmácia essa dúvida irá atenuar automaticamente, pois você se moverá de acordo com as necessidades e não por impulso. Lembrando que essa dúvida sempre irá existir e tudo bem! Pois tudo é questão de equilíbrio, o ideal é sempre estar antenado e aberto as novidades, até mesmo para as finanças.


Fluxo de caixa é um tema é extremamente útil e também um pouco extenso, portanto para iniciar julgamos essas dicas serem as mais relevantes para o nosso nincho mercadológico. Caso você tenha interesse em algum assunto especifico, nos comunique e assim que possível esclarecemos as suas dúvidas.


61 visualizações
Infomercfundoescuro.png

(19) 4117-1777

iconfinder_whatsapp_2142581.png
  • YouTube
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Facebook