
O que é custo fixo e custo variável?
É extremamente importante saber identificar a diferença entre os dois para obter maior controle dos gastos, aumento de renda e até mesmo saber onde economizar.

Sendo assim resolvemos esclarecer algumas dúvidas para você farmacêutico, que almeja cada vez mais empreender e fazer com o que a sua farmácia evolua junto ao mercado magistral.
Custo fixo
Primeiro é fundamental que você visualize os seus gastos, sendo eles fixos ou não. A ideia é que você tenha ao menos uma noção mínima de custos gerais, sendo eles de matéria prima, pagamento de funcionários, aluguel e outros.
Observe que dentre eles, apenas alguns se repetem, os tornando fixos independente do volume de produção, ritmo ou vendas, esses com certeza são mais estáticos. Listamos alguns exemplos para facilitar o seu entendimento, custos que costumam ser fixos em uma farmácia de manipulação:
Aluguel
Limpeza
Planos de telefonia
Equipamentos
Softwares
Dica: Não esqueça que todos os custos possuem margem para variação, ou seja fique sempre atento aos reajustes.
Custo variável
Os custos variáveis podem ser facilmente identificados por conseguirem acompanhar o ritmo da sua empresa, sofrem alterações conforme o tempo ou períodos de compra. Por isso é interessante qualifica-los corretamente, assim fica mais difícil se perder e caso haja contratempos, não se apavore, podemos ajudar você nessa!
Tenha em mente que essa separação foi criada para justamente facilitar a administração e reduzir alguns custos independente do valor ou prazo de pagamento. Aprenda negociar por todos os seus custos e se possível tenha uma tabela com algumas cores para facilitar a visualização.
Lembre-se que alguns custos serão julgados fixos, mas podem mudar de acordo com a política da empresa, como por exemplo as horas extras. Sendo assim fique atento!
Dica: Tenha um padrão de pagamento desde o início e prossiga realizando as análises de mercado para saber o que é melhor para a sua farmácia de manipulação.
Agora que você já sabe a diferença dos custos e entendeu a sua importância, crie um planejamento financeiro completo para a sua farmácia e procure apostar em pequenos custos, assim você poderá economizar cada vez mais. Após alguns meses pare para reavaliar, e se for necessário realize modificações, mas não esqueça de seguir corretamente para obter os resultados desejados.
Última dica: Tenha sempre um objetivo ou investimento para o seu negócio, faça todos os planejamentos se baseando nele, foque muito e conte com a nossa equipe.
Bons negócios!